Novembro azul foi realizado com sucesso em Santiago do Sul

Publicado em 21/11/2019 às 16:57 - Atualizado em 22/11/2019 às 15:18

Novembro Azul
Créditos: cesar Baixar Imagem

Na tarde desta  quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Santiago do Sul  realizou o evento do novembro azul.

O que é novembro azul?

Semelhante ao outubro rosa, o novembro azul é um movimento que surgiu para evidenciar a importância da prevenção e do tratamento ao câncer de próstata, que segundo dados do INCA  —  Instituto Nacional de Câncer  —  é o segundo câncer mais comum entre os homens no Brasil.

Para tentar reduzir esses números surgiu o Novembro Azul, campanha de conscientização para prevenção e tratamento do Câncer de Próstata.

Durante todo o mês, diversas campanhas são organizadas por entidades públicas e privadas utilizando a cor azul para lembrar da causa e chamar a atenção dos homens, que se preocupam menos com a saúde se comparado com as mulheres.

Autoridades como o Prefeito Municipal Senhor Julcimar Lorenzetti, Vice-Prefeito Senhor Vanildo Valcarengui, e o Secretário de Saúde Vilso Casagranda fizeram uso da palavra e salientaram a importância do cuidado com a saúde do homem.

Os participantes que compareceram em bom número, contaram com palestra ministrada pelo Dr. Samuel Correa, abordando assuntos relacionados a próstata. Na oportunidade, foi aberto espaço para os participantes fazerem perguntas e em seguida foi realizada a coleta de sangue de 64 homens para exame de PSA, gratuitamente.

Ainda foi servido um delicioso coquetel aos presentes.

A Secretaria de Saúde agradece todos os envolvidos que de uma forma ou outra tem colaborado com este evento.