Formatura do Proerd é realizada em Santiago do Sul

Publicado em 22/11/2019 às 06:15 - Atualizado em 22/11/2019 às 08:28

FORMATURA DO PROERD 19

Aconteceu na noite da quinta-feira (21), no Ser Guarani, em Santiago do Sul, a formatura da turma do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Estiveram presentes na cerimonia o prefeito Julcimar Lorenzetti o Vice-prefeito Vanildo Valcarengui, Comandante da Polícia Militar de Santiago do Sul Sargento Baccin, Comandante da 5ª CIA do 2º BPM/Fron, Capitão Vilmar Rosa, e demais militares, Secretário da Educação Juliano João Somavila, diretora da Educação Andreia Casagrande Cararro , Assistente Técnico Pedagógica Leila Daiana Tardetti, instrutor da turma Soldado Romanini, professoras Cleidiane Marmentini  e Celita Decesaro, Ana Paula Zat representando o Conselho Tutelar, Marlei Valcarengui presidente do CMDCA,  Presidente da Câmara de Vereadores Nilson Simon, pais alunos e familiares.

De acordo com o Secretario Juliano, ao todo foram 25 alunos, das turmas do 5º ano, das professoras Cleidiane Groli Marmentini e Celita Decesaro que receberam seus certificados. “O Proerd é coordenado pela Polícia Militar e temos uma grande satisfação em receber estes profissionais na escola, porque a gente sabe que, futuramente, vai refletir nos nossos alunos. É um ótimo programa, que aborda o tema das drogas lícitas e ilícitas e vem dando um bom resultado”, destaca.

O Capitão Vilmar Rosa explica que  quando assumiu a 5ª CIA, tinha por objetivo desenvolver o PROERD, nos nove município de abrangência, e isso é realidade. “É um programa que serve para a orientação das crianças, para que não usem drogas. Inicialmente, era um programa aplicado só para a resistência às drogas. Hoje, ele já abarcou também a violência. Então, são orientações para crianças e adolescentes, para que eles tenham a consciência de que a droga não faz bem à saúde, sejam elas lícitas ou ilícitas”, afirma.

Também o prefeito Julcimar Lorenzetti, destacou a importância desta ação e parabenizou a Polícia Militar, escola e alunos. “O Proerd é algo de extrema importância, porque a situação dos entorpecentes está muito presente na nossa sociedade e é importante que a gente se preocupe com isso e crie ações preventivas, faça a parte de conscientização das nossas crianças e adolescentes, para que eles não estejam tão vulneráveis a este problema tão sério que são as drogas”. com essa orientação repassado pelos policiais as nossas crianças, nos pais ficaremos mais tranquilos,  frisou.