Prefeitura de Santiago do Sul deposita os R$ 100 mil na conta dos agricultores inscritos no PDA

Publicado em 08/08/2019 às 14:07 - Atualizado em 08/08/2019 às 14:23

PDA 2019

Conforme o Prefeito Julcimar Lorenzetti, nesta quinta-feira – 08/08, o Governo Municipal de Santiago do Sul, começou a depositar a importância de R$ 100 mil reais para os 202 agricultores inscritos.   O “Programa de Auxilio a Melhorias a Propriedade Agrícola-PDA”, que foi resgatado pela atual gestão em 2018, tem por objetivo  incentivar a permanência do homem no campo produzindo com auxílio financeiro do Governo Municipal,  aumentando sua  renda  e consequentemente  também  o movimento econômico do município.

Como  funciona o programa –Dos R$100,000,00 disponibilizados, 30% do valor é rateado igualmente entre todos os agricultores cadastrados e 70% será distribuído conforme índice de participação  do produtor no movimento econômico dos últimos dois anos, ou seja, 2017 e 2018.

O Secretário de Agricultura Vandelei Saretto, afirma que para acessar o benefício o agricultor deve residir no Município de Santiago do Sul; obter 80% (oitenta por cento) da renda proveniente de atividades agropecuárias apresentando extrato da Declaração de aptidão nos moldes do Programa Nacional da Agricultura Familiar – PRONAF/Agricultura.

O  recuso em conta, destina-se exclusivamente à realização de melhorias na propriedade rural, no custeio das atividades, seja na aquisição de insumos, ração, sementes e outros, a serem utilizados na propriedade rural. O beneficiado tem até Outubro para prestar contas de onde aplicou o dinheiro, através de notas.

Conforme o Prefeito Julcimar Lorenzetti além deste incentivo o programa de horas máquinas gratuitas do “Mais Agricultura” também foi mantido e ainda incrementado o programa de açudagem com 25 horas gratuitas por produtor, e incentivo a colheita de silagem com R$400 por Hectare, sem limite de hora.

O gestor destaca ainda, que  a simples atitude de utilizar a nota do produtor rural, é fundamental para que a prefeitura melhore seu atendimento no interior do município: Estradas em boas condições, serviços de máquinas nas propriedades e programas de auxílio ao agricultor, assim como serviços nas áreas de saúde e educação, dependem do imposto gerado na comercialização destes produtos. “Por isso peço aos produtores que destaquem a nota de qualquer produto, isso fará  a diferença na arrecadação.”, finaliza Lorenzetti.